Lula tem cinco dias para explicar as obras do palácio encontradas no cofre do BB

Adagas-lula (1)AJOIA1

 

AS OBRAS DE ARTE RECEBIDAS POR LULA, (PRESENTES) DURANTE VIAGENS INTERNACIONAIS É DELE.

MAS SE FOR ENCONTRADA OBRAS RECEBIDAS EM CERIMÔNIA NO PALÁCIO DO PLANALTO, FAZ PARTE DA REPÚBLICA.
OBRAS RECEBIDAS DE PRESENTE DE OUTROS PRESIDENTES, NÃO PERTENCE A ELE.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá de fornecer explicações aos investigadores da Lava Jato sobre os presentes encontrados em uma sala-cofre do Banco do Brasil sob a guarda de sua mulher, Marisa Letícia Lula da Silva, e de seu filho Fábio Luis Lula da Silva, o “Lulinha”.
As peças foram encontrados por agentes da Operação Alethea, a 24ª fase da investigação que apura desvios na Petrobras.
Segundo informações antecipadas pela revista “Época”, o acervo está acondicionado em 23 caixas lacradas desde janeiro de 2011, quando o petista deixou a presidência.
Entre as 133 peças estão joias e obras de arte recebidas pelo ex-presidente durante viagens internacionais.
O juiz Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato em primeira instância, deu cinco dias para que o ex-presidente forneça explicações ao Ministério Público sobre o caso. O teor completo da solicitação encaminhada por Moro não foi divulgado.
Fonte: Portal Vox

“Foram encontradas nas caixas de papelão, de modo geral, peças decorativas, espadas, adagas, moedas, canetas e condecorações”, diz o relatório da PF, subscrito pelo delegado Ivan Ziolkowski, que ilustrou o documento com fotos de peças do acervo. O relatório informa que “as caixas foram depositadas no dia 21 de janeiro de 2011 e foi informado que pertenciam à Presidência da República. Durante todo esse período o material não foi movimentado ou alterado. Relatou ainda que não há custo de armazenagem para o responsável pelo material.”
(Com Estadão Conteúdo)

O ESTRANHO É: POR QUE OS BENS NÃO ESTAVAM NO ARQUIVO NACIONAL OU MUSEU DA REPÚBLICA E SIM ENCAIXOTADOS EM UM COFRE DO BB?  E SEGUNDO A MATÉRIA, POR QUE EM NOME DE MARISA E LULINHA?( JORGE RORIZ)

“O Código de conduta dos servidores públicos veda que integrantes do Executivo recebam mimos superiores a R$100,00..

Um ex-presidente pode levar seus objetos e documentos, inclusive presentes recebidos ao longo do mandato, mas há exceções. Ele não pode transportar documentos produzidos durante a gestão, como originais de leis, nem objetos recebidos em cerimônias de troca de presentes com chefes de Estado e de governo. Documentos produzidos nesses encontros também não podem ser levados.

Ou seja, presentes dados por cidadãos, empresas e entidades ficam com o ex-presidente. Presentes dados por representantes de outros países em cerimônias oficiais ficam com a União. Estes podem permanecer no Palácio do Planalto, em Brasília, ou serem direcionados para o Arquivo Nacional e o Museu da República, .
Além disso, existem peças que já existiam no Palácio antes da posse de Lula. Faz parte dos bens da República no Rio de Janeiro.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/…/o-que-um-presidente-pode-levar…;

“Fotógrafo que trabalhou para a Granero em 2011 registrando imagens da mudança, Orípedes Antônio Ribeiro afirmou, em duas entrevistas, que alguns caminhões levaram objetos do Alvorada para Atibaia.

Ele explicou que fez imagens da chegada dos caminhões apenas em São Bernardo do Campo (SP), onde o ex-presidente mantém um apartamento, mas que um dos dirigentes da empresa lhe relatou, na ocasião, que outros veículos foram para o sítio no interior paulista.

– Não fiz o sítio, mas sabia que para lá foram presentes que ele (Lula) ganhava de outros governos – disse. ”

Fonte: http://zh.clicrbs.com.br/…/ministerio-publico-federal-apura…

Deixar uma resposta