Medico especialista em oncologia diz que ácido Ascórbico (Vitamina C) não causa câncer

Texto do Dr. André Murad:

“Gostaria de tranquilizar e informar corretamente a população brasileira sobre as informações veiculadas pela PF sobre uma possível relação entre a adição de vitamina C nas carnes adulteradas e um eventual aumento de risco de CÂNCER! Esta correlação não encontra fundamentação científica E PORTANTO NÃO É VERDADEIRA! A vitamina C (ácido ascórbico) NÃO CAUSA CÂNCER! Pelo contrário, é adicionada às carnes conservadas JUSTAMENTE PARA SE REDUZIR A QUANTIDADE DE NITRITOS DAS MESMAS, que é em última análise o composto responsável pelo processo de carcinogênese, pois desencadeia uma reação química que transforma o nitrato em nitrito e o nitrito em NITROSAMINA, que por sua vez é o principal agente cancerígeno. A adição da vitamina C também exerce o papel de mascarar o cheiro do componente pútrido da carne, mas em hipótese alguma causa câncer ou lesões pré-cancerígenas no nosso organismo! O consumo de carnes adulteradas pode causar uma série de malefícios, mas o risco de câncer é o mesmo do da ingestão de carne artificialmente conservada por qualquer processo químico!”

André Márcio Murad
Médico Oncologista


ÁCIDO ASCÓRBICO OU VITAMINA C ( É A MESMA COISA)
NÃO CAUSA CÂNCER.
É preciso saber se na carne   foi usada  outras substâncias químicas (por exemplo o uso de nitrito que faz a carne ficar mais vermelha. Essa é uma substância cancerígena)
 
“O uso de nitritos possui dois principais efeitos à saúde de seus consumidores. Um deles refere-se à transformação da molécula de hemoglobina em outra molécula que transporta menos oxigênio às células do organismo. Esse é um efeito tóxico rápido e acontece quando se consume uma grande quantidade do produto de uma única vez. Como sintomas, as pessoas podem ter tontura e falta de ar. Outro efeito, e talvez o mais importante, é a possibilidade desses ingredientes causarem câncer. Isso pode acontecer devido à ingestão freqüente do produto e por isso que se diz que é um efeito crônico. O que acontece é que os nitritos, em nosso organismo, podem interagir com compostos que possuem nitrogênio em sua composição formando substâncias que em certas condições de exposição podem causar mutação das células e levarem ao câncer. Os principais órgãos que podem ser afetados por esses ingredientes são os órgãos digestivos.”

5 thoughts on “Medico especialista em oncologia diz que ácido Ascórbico (Vitamina C) não causa câncer

  1. Muito bom esclarecer, essa noticia deveria ser amplamente divulgada!
    Logo estranhei quando li que o ácido cancerígeno estava sendo colocado nas carnes, pensei: será que usei vitamina C este tempo todo achando que era benéfico quando na verdade estava sendo maléfico?

Deixar uma resposta