Por que só no Brasil a microcefalia possui um elevado número de casos?

129500-dengue02

ZICA CAUSA MICROCEFALIA? O BRASIL DIZ QUE SIM. A OMS E OS CIENTISTAS, ADMITEM A SUSPEITA,MAS NÃO AFIRMAM QUE A LIGAÇÃO ENTRE ZICA E MICROCEFALIA ESTÁ COMPROVADA.

“O Brasil não está compartilhando amostras e dados suficientes relativos ao vírus zika para pesquisadores estrangeiros, disseram autoridades da Organização das Nações Unidas (ONU) e dos Estados Unidos nesta quinta-feira (2). As amostras são necessárias para que os cientistas façam análises e determinem se o zika está ligado ao aumento do número de bebês nascidos com microcefalia nos países da América do Sul”.

Fonte: http://veja.abril.com.br/…/onu-e-eua-dizem-que-brasil-nao-f…

Segundo o jornal britânico “The Guardian”, a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, disse que a ligação entre o vírus Zika e a microcefalia é “fortemente suspeita, mas ainda não comprovada cientificamente”.
Fonte: http://hypescience.com/microcefalia-organizacao-mundial-de…/

OBS: existem vários fatores que causam a microcefalia (sem ligação com Zica)
EXEMPLO:
Malformações do sistema nervoso central
Diminuição do oxigênio para o cérebro fetal: algumas complicações na gravidez ou parto podem diminuir a oxigenação para o cérebro do bebê
Exposição a drogas, álcool e certos produtos químicos na gravidez
Desnutrição grave na gestação
Fenilcetonúria materna
Rubéola congênita na gravidez
Toxoplasmose congênita na gravidez
Infecção congênita por citomegalovírus.

 

— Uma associação observada não significa necessariamente causa e efeito. Precisamos de provas formais. Precisamos ver como o zika vírus migra para as células onde se forma o cérebro. Os cientistas precisam estudar a história natural da doença — disse Jorge Kalil, diretor do Instituto Butantã, que atualmente desenvolve uma vacina contra a dengue.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *