Projeto do governo Lula, orçado em R$ 10 milhões, encalha em Recife

recife-foto-portal-da-copa-300x200

Restos de um projeto de criação de peixes – orçado no governo do ex-presidente Lula em R$ 10 milhões – encalham o Rio Capibaribe, em frente ao Porto do Recife. Poucos dos que circulam pela área sabem de que se tratam do que seriam tanques-rede para criação em cativeiro do peixe conhecido como beijupirá.

Com o apoio do ex-presidente Lula, do então prefeito do Recife João da Costa (do PT) e do ex-governador Eduardo Campos (falecido em agosto de 2014), a empresa Aqualider implantou em 2009 o que prometera ser a primeira fazenda marinha de criação de peixes do Brasil. O projeto naufragou no ano seguinte, junto com recursos públicos do Ministério da Pesca e Aquinicultura.

A empresa responsável pelo projeto – a Aqualider – sumiu do projeto e desativou canais de comunicação como telefones e site, segundo reportagem do Jornal do Commercio desta quarta-feira (13/01).

A proposta previa a instalação de 48 tanques numa distância de 11 Km das praias da Zona Sul do Recife. Apenas 4 foram implantados. Esse projeto integra o plano nacional que levou 15 anos para ser desenvolvido e tinha por objetivo solucionar o problema do déficit de estoques pesqueiros no país, informa a reportagem.

Do PSDB-PE

 

Deixar uma resposta