PSDB quer CPI para investigar uso da Bancoop para lavar dinheiro do Petrolão

Camara dos Deputados foto George Gianni PSDBO líder do PSDB na Câmara, deputado federal Carlos Sampaio (SP), anunciou que irá apresentar requerimento de instalação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar o uso da Bancoop (Cooperativa Habitacional dos Bancários) no esquema de lavagem de recursos públicos desviados da Petrobras.

O recolhimento das assinaturas necessárias – de 171 deputados – para protocolar o pedido da CPI será iniciado no retorno do recesso parlamentar.

“Há indícios muito fortes de que a Bancoop foi utilizada com uma das lavanderias de recursos drenados da Petrobras. E a Câmara, que já investigou o Mensalão e o Petrolão, tem o dever de contribuir com as apurações deste caso”, afirmou Sampaio.

De acordo com o Líder do PSDB, elementos já conhecidos, a partir de investigações do Ministério Público, levam a crer que o dinheiro da Bancoop era desviado para o PT.

Ainda segundo Sampaio “o fato de João Vaccari, que foi presidente da Bancoop e tesoureiro do PT, preso na Operação Lava Jato, e o ex-presidente Lula terem apartamentos em um desses prédios, também leva à conclusão de que ambos podem ter se beneficiado em detrimento de milhares de outros cooperados da Bancoop. Logo, uma investigação para se saber se esses apartamentos foram pagamento de propina, também deve ser feita pela Câmara”, disse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *