Jorge Roriz – Jornalismo de Excelência

141 Cientistas assinam manifesto apoiando Lula

Um grupo de 141 cientistas brasileiros assinou um manifesto em apoio à candidatura do ex-presidente Lula (PT). O texto classifica o governo Bolsonaro como uma gestão que alimenta “a ignorância contra a razão”. Entre os apoiadores da carta estão o presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ennio Candotti, e o neurocientista Sidarta Ribeiro.

O manifesto critica a forma com que Bolsonaro conduziu o enfrentamento da pandemia de covid-19 e diz que muitas das mais de 685 mil vítimas da doença no país poderia estar vivas se o governo tivesse enfrentado o problema de maneira correta.

“Apoiamos a formação da ampla frente de forças políticas que Lula reuniu em torno de sua candidatura. A iniciativa está comprometida com a democracia e a igualdade e será importante para a implementação das políticas científica, tecnológica, de meio ambiente, educacional, de saúde e cultural do novo governo”, diz trecho da nota. “Uma página repulsiva de nossa história será virada em 30 de outubro, mas não esquecida”, acrescenta.