3 milhões de brasileiros com 60 anos ou mais, não tomaram vacina contra Covid- 19

3 milhões de brasileiros com 60 anos ou mais, não tomaram vacina contra Covid- 19

Milhões de idosos brasileiros, que estão nos grupos prioritários para vacinação, não tomaram nem a primeira dose da vacina contra a Covid.

São Paulo, com 18%, é o estado com maior percentual de pessoas nesta situação, seguido por Ceará, com 16%, e Rio de Janeiro, com 14%, mostra levantamento. Neste grupo, a faixa etária que menos se vacinou é entre 60 e 69 anos.

Os números foram levantados pelo Laboratório de Estatística e Ciência da Universidade Federal de Alagoas, que faz parte do ModCovid19, grupo que reúne pesquisadores de algumas das principais universidades do país e do Impa.
O levantamento usou como base os dados de vacinação do Ministério da Saúde.

“Até hoje circulam aquelas notícias falsas sobre efeitos adversos exagerados, sobre as vacinas serem experimentais, até de que as vacinas tinham um magnetismo, O eco dessa política anticiência do governo federal está sendo observado agora quando as pessoas deixam de ir se vacinar. Infelizmente durante boa parte do ano passado, o próprio Ministério da Saúde não fazia uma campanha de conscientização das pessoas para tomarem a vacina”, afirmou Pedro Hallal, infectologista e professor da Universidade Federal de Pelotas.

JR