Lava Jato persegue advogados e manda fazer buscas e apreensão em escritórios

Segundo o Ministério Púbico o escritório Teixeira & Martins Advogados cobrou da Fecomercio do Rio um gasto feito para atuar na defesa do ex-presidente Lula, indicam documentos da Operação E$quema S e da Justiça Federal no Distrito Federal.

O departamento financeiro do escritório de advocacia solicitou à entidade reembolso do gasto pela passagem do trecho Brasília-São Paulo de Cristiano Zanin Martins na mesma data em que o advogado esteve na capital federal para uma audiência em processo do petista.

Para o Ministério Público Federal, a inclusão da despesa entre as solicitações de reembolso mostra que “muitas vezes os interesses patrocinados claramente não eram de nenhuma das entidades do Sistema S”.

“A perseguição aos advogados de Lula é mais uma prova de que a nossa democracia está morrendo”, disse a cineasta Petra Costa em suas redes sociais após o juiz Marcelo Bretas ordenar busca e apreensão na residência e escritório de Cristiano Zanin

Réus, Zanin e seu sócio Roberto Teixeira são acusados de liderar um suposto esquema de tráfico de influência no STJ (Superior Tribunal de Justiça) e no TCU (Tribunal de Contas da União) com desvio de recursos públicos do Sistema S. Eles foram alvos de mandados de busca e apreensão nesta quarta (9).

O advogado de Lula nega que a Fecomercio tenha custeado despesas da defesa do ex-presidente.

“Era óbvio que a Lava Jato iria promover alguma retaliação contra mim, afinal, nos últimos anos atuei incessantemente para desmascarar seus abusos. A invasão da minha casa e do meu escritório será por mim denunciada em todos os foros para que os responsáveis sejam punidos”

PLANILHA QUE NÃO ESTÁ NA DENÚNCIA (VAZAMENTO PARA USAR A IMPRENSA)
ACUSA A FÉ COMÉRCIO DE TER PAGO OS HONORÁRIOS DE LULA PARA CRISTIANO ZANIN
SE ISSO É VERDADE. POR QUE NÃO ESTÁ NA DENÚNCIA ?
ESSE É O MÉTODO DA LAVA JATO
VAZAR P IMPRENSA PARA DIFAMAR SEUS DESAFETOS

“O processo de criminalização da advocacia, que desrespeita as prerrogativas, é ditatorial e atenta contra o Estado de Direito e à Democracia. Não há estado democrático sem uma advocacia”, diz o texto da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia e Procuradoria Nacional de Defesa das Prerrogativas do Conselho Federal da OAB” A afirmação é do presidente da OAB, Felipe Santa Cruz.

O bolsonarismo se infiltrou no MP e no Judiciário. Vivemos hoje o q a Venezuela vive há 2 décadas. Juízes como Moro e Marcelo Bretas movem um máquina ideológica que envenenou a Justiça. Estamos sob um Estado policial instrumentalizado por juízes e procuradores. Adeus, democracia!

“Quase todos os advogados importantes do meu estado participaram de uma organização criminosa? Criminoso é o delator, não os advogados! Pensam que vão nos intimidar. Não nos conhecem.”, escreveu,o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz

Santa Cruz  foi delatado pelo ex-presidente da Fecomércio, Orlando Diniz.

JORGE RORIZ