CPI DA COVID – A APURAÇÃO DOS CULPADOS PELO GENOCÍDIO

Os integrantes da CPI da Covid no Senado aprovaram nesta quinta-feira, 29, os requerimentos para convocação dos ex-ministros da Saúde do governo Jair Bolsonaro e do atual chefe da pasta, Marcelo Queiroga. Todos devem ser ouvidos pelo colegiado na semana que vem. O presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, também foi convocado a prestar depoimento durante a segunda reunião do grupo, que foi marcada mais uma vez por tentativas de obstrução por parte dos governistas.

Na terça (4) serão ouvidos os ex-ministros Mandetta e Teich. – Na quarta (5) será ouvido o ex-ministro Pazuello. – Na quinta (6), ouviremos o atual ministro Marcelo Queiroga e o Presidente da ANVISA.

“Tropa de choque aqui não vai passar” afirma Renan Calheiros sobre ação no STF contra ele e tentativas de obstrução de senadores aliados do governo na CPI da Covid.

O relator lembrou que o próprio Bolsonaro pressionou por uma manobra na CPI quando telefonou para o senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO).

“Num telefonema a Kajuru, o presidente disse que precisa dispersar o foco da CPI, investigar estado e municípios. Não há segredo nisso. Os senhores levantam suspeição a cada dia. Vamos caminhar democraticamente pela maioria. Nada vai obstruir”, acrescentou.

Os membros da comissão considerados governistas tentam ganhar tempo prolongando o debate e atrasando as ações para buscar os culpados da tragédia da Covid no Brasil.

JORGE RORIZ