Jorge Roriz – Jornalismo de Excelência

80% de doenças do mundo são causadas por alimentação errada, explica o médico!

Dr. Carlos Machado, especialista da verdadeira medicina preventiva, autor do livro “VOCÉ É O QUE VOCÊ COME” dá dicas e alertas para aumentar a imunidade

Em tempos de pandemia, nunca se falou tanto na importância do sistema imunológico. E, assim como hábitos saudáveis podem fortalecer nosso sistema, por outro lado, dietas erradas e tabagismo, por exemplo, abrem as portas do organismo para diversos problemas de saúde.

A palavra chave é a prevenção? A resposta afirmativa vem do médico Dr. Carlos Machado, autor do livro “ VOCÊ É O QUE VOCÊ COME”.

“A prevenção de doenças, com cuidados diários, é o que nos permite ter e manter nossa qualidade de vida. Por isso, a importância da alimentação saudável, acompanhada de atividades físicas regulares, além claro, dos exames periódicos de rotina que possibilitem a avaliação do estado geral do organismo. Muitos desejam envelhecer com saúde, mas poucos cuidam de suas máquinas (corpo), enquanto é tempo. Nunca é tarde para começar”, ressalta o especialista.

Segundo Dr. Carlos, não só no Brasil, mas nos países do ocidente, as pessoas comem em excesso gorduras, sal, açúcar, carboidratos, guloseimas e bobagens, com deficiências de fibras, vitaminas, minerais e água, levando à outra epidemia, da  Obesidade – inclusive nas crianças e no aumento das doenças como hipertensão arterial, diabetes, Alzheimer, Infartos e derrames.

“ Recebo muitos relatos de pacientes que fizeram a minha dieta do Adão e Eva, com mudança de alimentos no dia a dia, a pele melhorou, cabelo cresceu, voltar a boa forma ( sem flacidez)  e imunidade aumentou. É possível sim com esse curso. Tem pacientes que precisam perder peso, outros pacientes oncológicos que precisam de suplementação. Cada um no seu propósito, mas com a meta de comer certo ( verdura, legumes, proteínas e vitaminas) e até no fim de semana saborear um doce ou sorvete, por que não? E temos que ensinar desde cedo as crianças também”, diz Machado.

05 DICAS FUNDAMENTAIS DO DR. CARLOS MACHADO PARA UMA SAÚDE DE FERRO E BLINDADA:

 

  • Você é o que você come: aprenda a comer mais dos alimentos que vão ajudar na sua imunidade e manter um corpo mais bonito e saudável( mais proteínas e menos carboidratos);
  • busque avaliação médica preventiva: com um médico com M de Medicina, M de maestro, é a função da verdadeira medicina preventiva. Ou seja, o seu médico da família de antigamente, que tem formação ampla na medicina e que pode acompanhar a todos da família, e se houver necessidade de um especialista ele mesmo vai resolver isso por você, ao invés de te encaminhar para uma dúzia de outros médicos;
  • Mantenha suas eventuais doenças ou problemas sob controle, não abandone, ou seja displicente com doenças já diagnosticadas (remedicação em dia, fuja de remédios sem indicação médica);
  • Fuja também dos vícios. Cigarro, álcool, doces, drinks (tudo que não é água, é drink), açucares, guloseimas, e óbvio, drogas ilegais, maconha, crack, cocaina, ecstasy, etc, devem ser banidos de sua família. Existem vícios bons e vícios ruins. Então, aprenda a ter os bons hábitos diários e regulares.
  • Faça atividade física diária, pois é obrigatória para nosso corpo aumentar a circulação de sangue para todo o cérebro e corpo, ajuda a prevenir a sarcopenia (desnutrição muscular que está em epidemia mundial em pessoas com mais de 30 anos), além de melhorar a ansiedade e depressão.

 

 

LIVRO VOCÊ é o que Você COME” é um Pequeno Manual de Instruções.

 

Trata-se de um livro estilo manual sobre saúde escrito por um médico com 45 anos de experiência. O leitor irá se beneficiar de uma série de recomendações e orientações, que todos nós estamos cansados de saber, mas poucos são capazes de seguir.

 

  1. Manual de Instruções do Corpo Humano, quando descreve o funcionamento dos principais órgãos e sistemas, bem como as principais doenças do homem moderno.
  2. Alimentação e tudo o que é importante saber sobre carboidratos, proteínas e vitaminas, e o grande desafio da atualidade, que é se manter magro – em função da indústria alimentícia e da cruel matemática das calorias.
  3. A Verdadeira Medicina Preventiva, onde faz uma provocante constatação sobre o que é medicina diagnóstica e preventiva – essa última depende de se criar as condições para evitar o surgimento de doenças, ao passo que a primeira apenas detecta doenças que desconhecemos ter, através de exames. Explica qual é a base da medicina preventiva: alimentação inteligente x atividade física.
  4. Alimentos e suas diferentes ações no organismo humano, em função de sua variedade e natureza, bem como a necessidade de conscientização de tudo o que ingerimos.
  5. Esclarecimentos Adicionais, onde explica sobre a importância de suplementos nutricionais de qualidade para complementar nossa dieta pobre em vários minerais e vitaminas. O autor também faz uma revelação contundente e verídica sobre os motivos que o levaram a uma mudança radical em seu estilo de vida.

 

Sobre o médico:

Prof.Dr. Carlos Machado, PhD., médico formado pela conceituada Escola Paulista de Medicina -UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), com vários títulos de especialização, Mestrado, Doutorado e pós-doutorado nos Estados Unidos.  Professor de Medicina, Titular e Assistente em três Universidades importantes em São Paulo, grande empreendedor para a Qualidade na área Médica, pioneiro em conquistar Certificação de Qualidade Internacional ISO – 9002 em suas Clínicas, auditadas pela BSI-British Standards Institution.  Atuou no pós-PhD na CORNELL University, New York HOSPITAL e no MEMORIAL SLOAN-KETTERING CANCER CENTER. MÉDICINA PREVENTIVA