Exército critica TSE por afastar militar indiciplinado da comissão

Sant’Ana foi excluído da comissão depois de publicar nas redes sociais informações falsas sobre as urnas eletrônicas, a fim de ‘desacreditar o sistema eleitoral brasileiro’, disse Fachin. Como resposta, o exército criticou o TSE e afirmou que a decisão do tribunal foi tomada sem pedidos de esclarecimentos. “Baseado em apuração da imprensa e de forma unilateral, sem qualquer pedido de esclarecimento ou consulta ao Ministério da Defesa ou ao Exército Brasileiro, o TSE descredenciou o militar. Dessa forma, o Exército não indicará substituto e continuará apoiando tecnicamente o MD nos trabalhos julgados pertinentes”, declarou.

AS INFORMAÇÕES DA IMPRENSA SÃO VERDADEIRAS PORQUE EXISTEM PRINT DAS MENSAGENS FEITAS PELO CORONEL NAS REDES SOCIAIS CRITICANDO AS URNAS. SE O CORONEL CRITICA AS URNAS E O PT  ELE NÃO É ISENTO PARA PARTICIPAR DA COMISSÃO E ALÉM DISSO, ELE PRATICOU INDISCIPLINA MILITAR, PORQUE MILITARES DA ATIVA SÃO PRÓBIDOS DE SE MANIFESTAREM POLÍTICAMENTE.

O Exército também saiu em defesa do Coronel excluído e disse que o militar foi selecionado para a comissão por “sua inequívoca capacitação técnico-científica e de seu desempenho profissional”. “Todavia, após tomar conhecimento das notícias veiculadas, já no final da semana passada, o Exército, como usualmente faz nesses casos, buscou esclarecer os fatos antes de tomar quaisquer providências, eventualmente precipitadas ou infundadas”, assegurou.

Em nota divulgada no site do EB, a Força ainda garantiu que o trabalho do grupo de militares que participam da fiscalização do processo eleitoral é técnica e isenta de interferência de posições políticas pessoais. “O trabalho da equipe das Forças Armadas, particularmente dos representantes do Exército Brasileiro, é eminentemente técnico e realizado de forma coletiva por seus integrantes, além de ser estritamente institucional, como se supõe que devam ser os trabalhos de todas as demais equipes participantes do processo”, afirmou.

JORGE RORIZ