A Covid 19 pode ser transmitida pelo ar

Cientistas pedem que a OMS informe que a Covid- 19 pode ser transmitida pelo ar, com distancia maiores do que  a margem de segurança de 1 metro e meio por pessoa como é divulgado.

A OMS afirma que a Covid – 19  é transmitida principalmente de pessoa a pessoa através de gotículas pequenas do nariz e da boca que são expelidas quando uma pessoa com Covid-19 tosse, espirra ou fala.

Mas 239 cientistas de 32 países acreditam  que partículas menores podem contaminar as pessoas, disse o New York Times. As pessoas podem se infectar com distancias maiores. ou até sem a presença de pessoas se o ar estiver contaminado.

“Estamos cientes do artigo e estamos analisando seus conteúdos com nossos especialistas técnicos”, disse o porta-voz da OMS, Tarik Jasarevic, em uma resposta por email a um pedido de comentário da Reuters.

Seja transmitido por gotículas grandes que percorrem o ar após um espirro ou por gotículas muito menores que, expelidas, podem atravessar a extensão de um cômodo, o coronavírus é transmissível pelo ar e pode infectar as pessoas quando inalado, disseram os cientistas, de acordo com o NYT.

Mas a agência de saúde faz ressalvas. Ainda não está cientificamente comprovado:

“Especialmente nos últimos dois meses, dissemos várias vezes que consideramos a transmissão pelo ar possível, mas certamente não comprovada por indícios firmes ou sequer claros”, disse a doutora Benedetta Allegranzi, principal autoridade técnica de prevenção e controle de infecções da OMS, segundo uma citação do NYT.

O estudo conduzido pelo grupo será publicado numa revista científica, de acordo com o jornal The New York Times.

JORGE RORIZ