A reação contra Bolsonaro – Ele comete crime ao incentivar atos contra o Congresso Nacional

A manifestação convocada por Bolsonaro  é uma reação à fala do ministro-chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), general Augusto Heleno, que chamou o Congresso de “chantagista” na semana passada.

 

“Entendo que é inadmissível, o presidente está mais uma vez traindo o que jurou ao Congresso em sua posse, quando jurou defender a Constituição Federal. A Constituição e a democracia não podem tolerar um presidente que conspira por sua supressão”, afirmou.Santa Cruz, presidente Nacional da OAB.

“Só a democracia é capaz de absorver sem violência as diferenças da sociedade e unir a nação pelo diálogo. Acima de tudo e de todos está o respeito às instituições democráticas”, afirmou, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia

Vivenciamos uma crise institucional s/ precedentes na história. O presidente ameaçar o Congresso pode gerar consequências graves. Senado, Câmara e Judiciário ñ devem se curvar e se calar. Cabe aos chefes de poder defender a independência e a harmonia. Ou se grita ou se acovarda.
Angelo Coronel, predidente da CPI das Fakes News

 

“De suma gravidade. Mais do que crime de responsabilidade é claro atentado à democracia e a República, o apoio do Presidente Bolsonaro a uma convocação de manifestação nitidamente antidemocrática. Pregação de uma quartela para fechar o Congresso e o STF.” ( Roberto Freire)

“A ser verdade, como parece, que o próprio Pr tuitou convocando uma manifestação contra o Congresso ( a democracia) estamos com uma crise institucional de consequências gravíssimas. Calar seria concordar. Melhor gritar enquanto de tem voz, mesmo no Carnaval, com poucos ouvindo.”( Fernando Henrique Cardoso)

“Vamos ver até onde vai essa ameaça ? Presidente por ter divulgado um vídeo em suas redes chamando para um ato assim , será responsabilizado pelos distúrbios que irão ocorrer .Um ataque a democracia e aos Brasileiros que não apoiam Bolsonarismo.” ( Alexandre Frota)

“Atitude do presidente é CRIME. Um presidente não pode apoiar protestos contra o Congresso Nacional.( Senado e Câmara)fere o decoro além de ser crime de responsabilidade. Congresso é um dos três poderes, base da democracia.”(Jorge Roriz)

UM PRESIDENTE QUE APOIA ATO CONTRA O CONGRESSO, COMETE CRIME. (  Jorge Roriz)

“As forças democráticas vão agir para impedir outra ditadura”, diz o deputado Alessandro Molon

 

“Não é nem do Brasil. Desconheço na história de qualquer democracia nos últimos 200 anos um presidente da República que convocou manifestações pedindo o fechamento do Congresso Nacional. O impeachment de Bolsonaro não é mais uma questão política, é uma questão civilizatória!” Paulo Pimenta;

 

O líder da oposição na Câmara, deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), propôs uma reunião de emergência entre os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e líderes dos partidos para decidir o que fazer diante das manifestações do presidente Jair Bolsonaro contra o Congresso.

“Temos que parar Bolsonaro! Basta! As forças democráticas deste país têm que se unir agora. Já! É inadiável uma reunião de forças contra esse poder autoritário. Ou defendemos a democracia agora ou não teremos mais nada para defender em breve”, disse Molon. “Ao não encontrar soluções para o país, ao se sentir sozinho, isolado e frágil, Bolsonaro apela ao que todos temíamos: a um ato autoritário contra a própria democracia. Não dá mais. Esses absurdos, exageros e atropelos têm que parar agora.”

 

Miguel Reale Junior, classificou o ato como “conspiração contra um dos Poderes da República”.“Não sei o que ele tomou nesse carnaval para tomar um ato de tamanha ousadia. É gravíssimo.Convocar a nação para desconstituir um Poder está entre os itens que justificam um impeachment.”

 

“Eu não vou aceitar isso calado muito menos sem fazer nada .Esse AI5 que Bolsonaro está convocando pedindo o fechamento do congresso Nacional não irá passar pois eu acredito que nesse país ainda haja homens e Brasileiros de corpo e de alma que morrerão lutando pelo certo” Alexandre Frota

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial