A reação dos parlamentares com a evidente interferência de Bolsonaro em favor do pastor picareta

  • Alencar Santana (PT-SP), líder da minoria na Câmara dos Deputados: “Jair Bolsonaro ligou para Milton Ribeiro para avisá-lo de operação da @policiafederal e isso se chama OBSTRUÇÃO DE JUSTIÇA, crime que dá cadeia. Milicianos, vocês perderam!”
  • Alexandre Padilha (PT-SP), deputado: “Milton Ribeiro disse que Bolsonaro o procurou dizendo que teve um ‘pressentimento’ de que a PF poderia realizar uma operação de busca e apreensão. Cá ente nós, eu tô curioso mesmo é pra saber de onde veio essa revelação divina.”
  • Enio Verri (PT-PR), deputado: “Ex-ministro Milton Ribeiro entrega Jair: ‘Não! Não é isso… ele acha que vão fazer uma busca e apreensão… em casa… sabe…’ O presidente precisa ser investigado depois desse vazamento.”
  • Fabiano Contarato (PT-ES), senador: “O sigilo em operações de busca e apreensão evita a destruição de provas. Essa notícia é gravíssima: se confirmada, o Presidente da República incorreu nos crimes de violação de sigilo (art. 325, CP) e obstrução de justiça (art, 2º, § 1º, da Lei 12.850/13).”
  • Fernanda Melchionna (PSOL-RS), deputada: “ABSURDO! A @GloboNews denunciou agora há pouco que Bolsonaro ligou para Milton Ribeiro para dizer que tinha um “pressentimento” de que a PF faria busca e apreensão em uma operação contra o ex-ministro. O caso foi encaminhado pela Justiça ao STF por conta disso. Um escândalo!”
  • Flávio Bolsonaro (PL-RJ), senador: Então havia gravação do ex-Ministro falando que “ele” achava que poderia ter busca e apreensão? Se “ele” era Bolsonaro, pq o juiz e o procurador do @MPF_PGR não remeteram os autos ao @STF_oficial ao invés de prender o ex-Ministro? Tá cheirando a “sacanagem”, além de crime, claro!”
  • Joice Hasselmann (PSDB-SP), deputada: “É CRIME! @jairbolsonaro ligou para o investigado Milton Ribeiro para avisar sobre busca e apreensão em sua casa. Deu tempo para ajeitar tudo. É também crime avisar o presidente da República. Como este ministro da Justiça ainda está no cargo?! O ministro da Justiça tem que dar o nome de quem passou a informação para Bolsonaro. Basta! O presidente se serve do Estado e segue impune.”
  • Henrique Fontana (PT-RS), deputado: “Gravíssimo! MPF cita ‘possível interferência ilícita’ de Bolsonaro na investigação contra Milton Ribeiro e pede que STF investigue se o presidente interferiu na PF. Estamos diante de um fato que pode ser o início do fim de um governo que o Brasil, definitivamente, não merecia.”
  • Humberto Costa (PT-PE), senador: “Polícia Federal interceptou troca de mensagem entre Milton Ribeiro e a filha em que ele diz que Bolsonaro o avisou sobre possíveis buscas em investigações de corrupção. O que mais falta para Bolsonaro cair?”
  • Jorge Solla (PT-BA), deputado: “Áudio de ligação entre Milton Ribeiro e sua filha, ex-ministro admite que Bolsonaro lhe ligou para avisar, dia 9 de junho, que haveria operação da PF contra ele. É crime de responsabilidade suficiente para impeachment. Bolsonaro interferiu para ajudar investigado a ocultar provas.”
  • Leila Barros (PDT-DF), senadora: “A quebra de sigilo de operações policiais é muito grave. Ela põe em risco preservação de provas. Se comprovada essa notícia, além de configurar crime, a atitude do presidente afetará a credibilidade da Polícia Federal.”
  • Natália Bonavides (PT-RN), deputada: “Bomba! O que falta pra Bolsonaro cair? Escutas revelam interferência de Bolsonaro em operação da PF. Bolsonaro disse que teve um “pressentimento” que a PF realizaria um mandado de busca e apreensão na casa do ex-ministro Milton Ribeiro. Informação privilegiada mudou de nome?”
  • Pedro Uczai (PT-SC), deputado: “A casa caiu! Bolsonaro telefonou para seu Milton Ribeiro avisando de uma provável operação da Polícia Federal que prenderia o ex-ministro da educação. Como o presidente sabia da investigação? Ele está interferindo nas ações da Polícia Federal?”
  • Randolfe Rodrigues (Rede-AP), senador, líder da oposição: “Diante das últimas notícias, a #CPIdoMEC se faz cada vez mais necessária. Além disso, iremos ofertar denúncia ao STF contra o Presidente por obstrução à justiça e violação do sigilo profissional!”
  • Renan Calheiros (MDB-AL), senador: “Essas declarações demonstram que o presidente da República certamente cometeu crimes. Primeiro, ele frustra uma diligência policial consequência de uma decisão judicial. Isso possibilita que os investigados possam ocultar provas, dificultando o esclarecimento, o aprofundamento da própria investigação que se quer. Depois, ele violou o sigilo da investigação policial, certamente com a participação do ministro da Justiça. É isso que precisa ser investigado também porque você não pode pressupor que um delegado tenha telefonado ao presidente da República para dar uma informação de uma investigação policial. Em outras palavras, os dois extrapolaram de suas funções.”
JORGE RORIZ