Jorge Roriz – Jornalismo de Excelência

A repercussão da morte de Joaquim Roriz

Joaquim Roriz sempre será lembrado como símbolo de competência, amor ao próximo, profissionalismo. Faz parte da nata dos grandes homens da história política nacional Como é comum aos grandes homens, foi muitas vezes caluniado pelos incompetentes e invejosos

 

Michel Temer, presidente do Brasil

“Morre um ícone da política brasileira, um cidadão do bem. Joaquim Roriz foi um grande amigo, eu gostava muito dele.” 

 

Cristovam Buarque, senador

“Foi o político mais emblemático de Brasília e que, para ele, será sempre uma honra ter tido um opositor da estatura de Joaquim Roriz”.

Rodrigo Rollemberg (PSB), governador do Distrito Federal

“A morte do ex-governador Roriz abala a todos brasilienses que o acolheram e que receberam dele em troca muito trabalho e realizações de toda a ordem. Falar de Roriz é falar da história de Brasília, de sua consolidação como a capital da República. Brasília tem dois homens que escreveram a sua história: Juscelino Kubitscheck, que a fundou, e Joaquim Roriz que a consolidou. É impossível caminhar por todo o Distrito Federal e não encontrar um lugar que não tenha uma obra sua – da abertura de uma pequena ruela a cidades monumentais. A construção de nove cidades, a preservação do Plano Piloto com a retirada de invasões, o Metrô,, Corumbá IV, os programas pioneiros de atendimento à população carente, tudo isso construiu uma trajetória incomparável na história. Brasília perde um realizador, um homem com fortes laços com a população mais humilde e que soube ser visionário numa cidade idealizada por outros visionários, e construída por candangos pioneiros, que Roriz tanto se preocupou e abrigou. Com pesar, decretei luto oficial por três dias, coloquei o Palácio do Buriti à disposição, para se for do desejo da família, seja utilizado para que o povo se despeça dele e lhe preste uma última homenagem. À Dona Weslian, suas filhas Liliane, Jaqueline e Wesliane, aos netos e aos milhões de brasilienses que sempre tiveram muito apreço e respeito ao ex governador meus pêsames, minhas orações e as de Marcia para que consigam superar esse momento difícil.”

Fonte: Correio Brasiliense