A semente de jatobá – Como plantar ?

O jatobá é uma árvore nativa do Brasil, conhecida também como jataí. Ela é encontrada em vários estados do país, da Amazônia ao Paraná. A árvore pode chegar a 20 metros de altura e o tronco, um metro de diâmetro. A madeira do jatobá é dura e resistente, é uma madeira de lei.

O fruto é uma vagem marrom, geralmente com duas sementes. Dentro, uma polpa amarelada reveste e protege as sementes. Transformada em farinha, é usada na fabricação de doces e pães.

Uma chácara de Piracicaba, em São Paulo, tem um pé de jatobá com a idade estimada em 30 anos. O biólogo Alessandro Moraes explica que é difícil coletar o fruto do jatobá. “Pode coletar ele diretamente da árvore ou dos que caíram no chão. O fruto é bem resistente e não é fácil de retirar a semente de dentro”, diz. “A semente possuí um tegumento, popularmente conhecido como casca, que protege o embrião.”

Outra forma de coletar os frutos é usar uma tesoura de poda com um extensor para atingir o topo da árvore.

No viveiro de uma empresa especializada em produção de mudas de espécies nativas, Alessandro mostra como extrair a semente do jatobá. Ele quebra o fruto com um pedaço de madeira, revelando uma massa farinácea, que é a polpa do jatobá, usada para produção de alimentos.

Primeiro, é preciso limpar a semente, retirando a polpa em um pouco de água. Depois da limpeza, é hora de romper a casquinha da semente para permitir a entrada de água. Aí começa o processo de germinação. No viveiro, eles encontraram uma maneira prática de fazer isso: usam um pedaço de madeira, com um buraco do tamanho da semente, para lixar a superfície.

Cuidado para não raspar muito e danificar o embrião. “É importante não fazer a raspagem na cicatriz da semente, pois é de onde sai a radícula, que será a futura raiz da muda”, explica o biólogo.

Ela fica de molho em água por 48 horas, trocando a água a cada 12 horas. Depois do prazo, a semente fica inchada e está pronta para produzir a muda.

Para preparar o substrato, deve-se usar duas partes de terra de subsolo, uma parte de areia e uma parte de esterco curtido. Outro truque: use um tubo de PVC cortado para facilitar o enchimento das sacolas. Sempre coloque a semente de lado, e não em pé, para garantir que ela vai germinar.

Em seis meses a muda fica pronta. O verão é uma boa época para plantar as mudas de jatobá. O segredo é lixar a casquinha da semente. Se não fizer isso, a chance de germinação cai para menos da metade.

Fonte: Globo Rural / G1