A tragédia de Mar Grande

JORGE RORIZ

Se tem um lugar que sempre gostei de ir, este lugar é Mar Grande. Chamo a ilha de meu paraíso”.
Já assisti  vários momentos de pânico entre os passageiros de embarcações em diversas viagens.. Sempre superlotada e sem bóias suficiente para todos em caso de um naufrágio . É comum a lancha “pular”  ou “jogar’ de um lado para o outro como se fosse virar.
Minha esposa sempre temia ir nas lanchas e eu adorava. Lembro em uma das viagens que um japonês parecia dançar twist, em pé e com as pernas “bambas” (dança dos anos 60) com  medo da lancha virar. Lembro em uma viagem que um  grupo de turistas estrangeiros estava apavorado com o balanço da lancha e os nativos  já acostumados riam e faziam piadas   e ao mesmo tempo dizia aos visitantes que não havia perigo e que a cena era comum.
A tragédia de hoje e a do Pará deve servir de ALERTA, para que o transporte de passageiros não só em Mar Grande como em todo Brasil, possa ser mais fiscalizado.

Segundo a Marinha o acidente ocorrido hoje (24/08) não foi causado por superlotação da lancha. A lacha possuía 124 passageiros e poderia levar até 160 passageiros. Qual a causa da tragédia?

Apesar da insegurança das embarcações, em mais de 30 anos que conheço esta viagem, nunca soube de um outro naufrágio entre passageiros da travessia em lanchas autorizadas para  fazer o transporte público de passageiros.

Lamento profundamente o ocorrido e me solidarizo com as famílias das  vítimas. (já foram confirmadas 18 mortes)

Claudia Leitte, que está no Rio de Janeiro, disse estar com “um aperto no coração”. “Quero deixar meu amor e minhas orações para todas as pessoas envolvidas nessa tragédia”

Ivete Sangalo pediu “que Deus conforte o coração de todos que estão passando por essa experiência tão dilacerante”.

Abaixo, algumas imagens de Mar Grande (Ilha de Vera Cruz). Uma linda ilha mas sem um meio de transporte adequado. A ponte que Liga Salvador a Itaparica é só promessa. em véspera de eleição.

Ilha de Vera Cruz ( Mar Grande) Local de embarque de Mar Grande para Salvador Igreja de Mar Grande

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

JORGE RORIZ