Jorge Roriz – Jornalismo de Excelência

A variante Delta – A ameaça de aumentar o número de casos e mortes de Covid – 19

Os EUA registraram nesta quarta- feira (05/08), o maior número de casos de Covid dos últimos seis meses, são cem mil novos casos em 24horas. Há um mês, esse número era de 20. 000. a variante Delta se alastra por áreas onde as pessoas não foram vacinadas. de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). A variante Delta é responsável por 83% das infecções, as pessoas não vacinadas representam 97% dos casos graves. Isso demonstra a extrema importância da vacinação com as duas doses.
A média diária de mortes nos EUA está em 377 mortes, bem abaixo da média móvel do Brasil que hoje está na casa dos 900 por dia.

Nas próximas semanas, os casos podem chegar a 200 mil por dia devido à variante Delta altamente contagiosa, disse o doutor Anthony Fauci, o principal especialista em doenças infecciosas dos EUA, Fauci alerta que se surgir uma nova variante com capacidade igual ou maior que a Delta, coloca em perigo, a redução dos casos com a vacinação.
As pessoas não vacinadas, elas colocam em risco a vida delas e dos outros, o aumento da vacinação, diminui o risco do surgimento de novas variantes, devido a diminuição de circulação do vírus.

O fórum nacional dos governadores enviou um oficio ao ministério da saúde pedindo mais vacinas para o Rio de janeiro, o objetivo é conter o avanço da variante Delta. Dados do governo carioca, informa que quase metade dos casos no estado são da variante indiana. A Delta é a mais contagiante de todas as cepas. o objetivo dos governadores é evitar a disseminação por todo país.

Israel é o pais em que a vacinação mais avançou e lá, por causa da variante Delta, o governo de Israel pediu as empresas que voltem a adotar o home office e fez um alerta para a população evitar de se cumprimentar e passou a exigir certificado de vacinação para entrada em locais fechados.

No Brasil temos apenas um pouco mais de 20% de vacinados com duas doses, a expansão da variante delta, poderá aumentar os casos, que no momento está sendo reduzido. Os imunizados podem se contaminar com a variante delta mas a taxa de mortes para os vacinados é muito menor.
No Brasil são mais de 200 infectados, 20 mortes, e a variante foi detectada nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Ceará, Maranhão, Pernambuco e o Distrito Federal.

Diante disso, é irracional que pessoas que tomaram a primeira dose, não compareçam para tomar a segunda. aumentando o risco da disseminação da variante DELTA.