Jorge Roriz – Jornalismo de Excelência

Anvisa aprova primeiro autoteste para Covid-19 no Brasil

 

Nesta quinta- feira (17/02) a Anvisa aprovouo primeiro autoteste para Covid- 19 no Brasil. O produto é da da empresa CPMH Comércio e Indústria de Produtos Médicos-Hospitalares e Odontológicos. O produto registrado pela Anvisa é o Novel Coronavírus (Covid-19) Autoteste Antígeno. A disponibilização nas farmáciias depende apenas do fabricante.   Funcionando como  swab nasal não profundo  apresenta resultados em 15 minutos.

“Para conceder o registro a Anvisa analisa uma série de requisitos técnicos, entre os quais estão a usabilidade e o gerenciamento de risco, que servem para adequar o produto para uso por pessoas leigas dando maior segurança no seu uso”, diz a agência em comunicado.

Outras 67 empresas fizeram pedidos de registros de autotestes à Anvisa. Desses, dez tiveram o registro reprovado e outras duas estão “em análise do cumprimento de exigência”,

A previsão é de que  o custo dos autotestes será menor do que os exames realizados atualmente em farmácias.  o CEO da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), Sérgio Mena Barreto, afirmou em entrevista exclusiva a CNN  que a procura por testes em farmácias está diminuíndo.

“Pode sim ser um reflexo da redução do pico da pandemia. Chegamos a fazer 750 mil testes por semana, agora recuamos para em torno de 450 mil testes. No caso das farmácias, nós temos um limite diário. Estamos falando de 4.700 farmácias da Abrafarma, que fazem até 36 testes por dia”, completa.