Jorge Roriz – Jornalismo de Excelência

Anvisa aprova uso da Coronavac para crianças e adolescentes

Diretoria Colegiada da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou nesta quinta- feira (20/01),  por unanimidade o uso emergencial da vacina Coronavac para crianças de 6 a 17 anos. O voto dos diretores segue a recomendação da área técnica. A expectativa é que o imunizante acelere a vacinação de crianças, que começou na semana passada. O Instituto Butantan, fabricante da Coronavac já possui 15 milhões de doseA SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria), Sbim (Sociedade Brasileira de Imunizações), e SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia) apoiam a autorização e extensão do uso da vacina Coronavac para crianças de 6 a 17 anos.

Um dos estudos usados para a análise foi da vacinação no Chile, que tem resultado preliminar de efetividade na população de 6 a 16 anos. As evidências científicas disponíveis sugerem que há benefícios e segurança para utilização da vacina na população pediátrica.

O Instituto Butantan solicitou o uso da CoronaVac a partir de 3 anos, a Anvisa permitiu a partir de 06 anos.  Ao contrário da vacina Pfizer, a vacina Coronavac  é igual a vacina de adultos.