Anvisa vai acelerar aprovação das vacinas emergenciais

Anvisa vai acelerar aprovação das vacinas emergenciais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pode autorizar o uso emergencial e temporário de vacinas contra a covid-19 no País.

A ANVISA DJZ:
“Se observarmos, pelos dados do momento, que para população específica, como idosos ou profissionais de saúde, existe risco-benefício claro, que seja positivo, a autorização de uso emergencial se justifica”, disse à imprensa o gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Anvisa, Gustavo Mendes.

“É importante ressaltar que a autorização de uso emergencial e temporária de uma vacina experimental contra a covid-19 é restrita a um público previamente definido. Essa autorização não substitui o registro sanitário no Brasil. Somente as vacinas com registro sanitário concedido pela Anvisa poderão ser disponibilizadas e comercializadas para toda a população”, afirma nota da agência.

Mendes afirmou que a essa autorização não permite a comercialização da vacina ou entrega em massa à população. “A autorização pode ser interrompida e retirada a qualquer momento.” Ele explicou que a autorização excepcional para uso de produtos já é prevista em resoluções da Anvisa, mas agora o guia da agência apresenta regras mais claras sobre a vacina contra a covid-19.