Jorge Roriz – Jornalismo de Excelência

Apreensão de urnas eletrônicas com votos para Haddad é Fake News

Para Bolsonaro vencer as eleições ELE OU SEUS ADEPTOS  NÃO PRECISAM USAR os mesmos métodos petralhas de mentiras falsas.

ISSO DEMONSTRA FALTA DE CARÁTER E DE HONESTIDADE. JOGO BAIXO.

NÃO DEFENDEMOS HADDAD. NÃO SOMOS PETISTAS. MAS ESSE TIPO DE AÇÃO É CRIMINOSA. NÃO SE COMBATE CRIME COMETENDO CRIME.

Às vésperas da eleição, uma mensagem falsa dizendo que a Polícia Federal apreendeu 152 urnas eletrônicas dentro de uma van, sendo que 121 delas estavam preenchidas com votos para o candidato à Presidência pelo PT, circulou em tom alarmista pelas redes sociais, principalmente no WhatsApp. A afirmação é #FAKE.

A Polícia Federal e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informam que nenhuma apreensão do tipo foi feita e que a informação não procede. O TSE explica que as urnas eletrônicas têm lacres físicos que impedem qualquer tentativa de manipulação até chegarem ao local de votação e estão programadas para receber votos apenas a partir das 8h do dia da eleição.

“Antes de a votação começar, a urna emite o relatório ‘zerésima’, que é impresso após a verificação de que não existem votos gravados na urna, comprovando que a urna está sem votos”, acrescenta ainda o órgão, em nota. A Polícia Federal informa, também na nota, que “não há registro dessa ocorrência”.