Baiana morre em atentado terrorista na França

Simone Barreto Silva, 44 anos, cuidadora  de idosos, naturalizada francesa, foi atacada por um homem armado com uma faca  na Basílica de Notre-Dame em Nice, na França na manhã da quinta-feira 29 ; O ataque classificado pelo governo francês como “terrorista”. Ela chegou a sair do templo e se abrigar num restaurante em frente à catedral antes de morrer, contou um dos proprietários do local, Brahim Jelloule, à TV France Info. mas não sobreviveu. Simone passou a morar na França,  desde 1990.

O suspeito de cometer o crime,  matou mais duas pessoas  – um delas, o sacristão – foi preso pelas autoridades. Simone morava na França havia 30 anos e integrava uma família que promove projetos de matriz afro-brasileira no país.

Depois do ataque, Simone Testemunhas disseram que, nos últimos momentos de vida, ela pediu que dissessem aos três filhos que ela os amava.

A baiana se formou em Gastronomia, embora atuasse como cuidadora de idosos.

Ela era irmã de Solange Barreto, presidente da Associação Braducashow, que, há oito anos, realiza em Nice, com o babalorixá Anderson, festejos em homenagem a Iemanjá. Com as duas irmãs, Simone ainda organizava e participava de eventos culturais ligados às tradições brasileiras.

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), escreveu no Twitter. “Toda minha solidariedade aos familiares da baiana Simone Barreto Silva, que nasceu no Lobato, no subúrbio de Salvador, e que lamentavelmente foi uma das vítimas do atentado terrorista ocorrido nesta quinta-feira, na Basílica de Notre-Dame, em Nice, na França. Fica a nossa imensa consternação diante desse crime bárbaro, condenado por todos os líderes mundiais, com os quais nos uniremos agora, na certeza de que o bom senso, a razão e a lucidez irão subjugar a irracionalidade, o fanatismo e a intolerância religiosa”, escreveu.

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), também tuitou. “Atentado terrorista na França matou Simone Barreto, baiana de Salvador. Ataque covarde contra a liberdade. Que Deus conforte familiares e amigos de Simone e das outras vítimas deste crime bárbaro. Solidariedade à França e ao mundo que defende o amor e a paz”.

“Triste e indignado. Atentado terrorista na França matou Simone Barreto, baiana de Salvador. Ataque covarde contra a liberdade. Que Deus conforte familiares e amigos de Simone e das outras vítimas deste crime bárbaro. Solidariedade à França e ao mundo que defende o amor e a paz.” tuitou Rui Costa governador da Bahia.

Estadão

Foto: Lavage de la Madeleine

 

JORGE RORIZ