Jorge Roriz – Jornalismo de Excelência

Balanço do primeiro dia do Congresso Internacional de catarata e cirurgia refrativa

Nesta quarta-feira, 25, foi dado o start para o maior congresso de catarata e cirurgia refrativa da América do Sul – o BRASCRS 2022, que nesta edição está sendo sediado no Centro de Convenções Salvador, em formato totalmente presencial. Com uma programação científica bastante completa em oftalmologia, a tecnologia como aliada à visão foi uma das principais pautas do primeiro dia, tendo as lentes intraoculares e as de contato como uma das evidências.

Palestras e cursos teóricos e práticos mostraram aos congressistas o avanço desses artifícios no tratamento de problemas oculares diversos, como a catarata, o glaucoma, doenças de córnea, cirurgia refrativa, presbiopia etc. Foram apresentados estudos de caso, simpósios e muito mais.

Para amanhã, quinta-feira, 26, o público pode aguardar teoria e prática da facoemulsificação (procedimento cirúrgico utilizado para o tratamento da catarata), lançamento de livros, cirurgias combinadas, transplante de conjuntiva com cola biológica em casos de pterígio, além de premiações a oftalmologistas que desenvolveram pesquisas de destaque na área nestes últimos anos.

Outro atrativo do congresso é a feira expositora, onde empresas do segmento apresentam em seus stands as novidades que estão disponíveis no mercado, a exemplo de equipamentos e produtos inovadores que visam maior conforto, bem-estar e segurança ao paciente e também ao oftalmologista.

BRASCRS 2022

Após mais de dois anos de pandemia, Salvador voltou a entrar na rota dos eventos científicos com a realização do BRASCRS 2022 – promovido pela Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa (ABCCR/BRASCRS). Ele reúne, simultaneamente, três eventos: o XIX Congresso Internacional de Catarata e Cirurgia Refrativa, o XIII Congresso Internacional de Administração em Oftalmologia e o III Curso de Auxiliares em Oftalmologia.

De acordo com o oftalmologista e presidente da ABCCR/BRASCRS, Dr. Bruno Fontes, este é um importante momento de imersão e atualização em catarata e refrativa, e também de conferir novidades e tendências do segmento. Além disso, o congresso é uma ótima oportunidade de networking entre a categoria. O encontro é voltado aos oftalmologistas e auxiliares da área, e as inscrições podem ser realizadas através do site www.brascrs2022.com.br ou diretamente no local do evento.