Um novo boato tem ganhado os grupos do WhatsApp nos últimos dias. A notícia, que foi desmentida pelo Banco Central, indica que cédulas com um carimbo que pede a soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não serão aceitas pelos bancos
A falsa notícia começou a se popularizar depois do surgimento de um vídeo que mostra um homem carimbando uma série de notas. O Partido dos Trabalhadores negou que estaria incentivando a prática.
Diante da polêmica, o Banco Central declarou que as notas que contenham rabiscos, marcas e símbolos não perdem seu valor e podem ser utilizadas, trocadas e depositadas nos bancos. A entidade afirma que as notas nesse estado que forem recebidas serão recolhidas.
O BC ainda faz um apelo para que as pessoas não danifiquem as cédulas. “O Banco Central incentiva a que as cédulas sejam preservadas, afinal a fabricação de cédulas e moedas gera custos para o País e sua reposição elevará ainda mais esse custo”,
APESAR DAS CÉDULAS NÃO PERDEREM O VALOR, OS COMERCIANTES E O POVO DEVE RECUSAR AS CÉDULAS PARA QUE OS PETRALHAS NÃO CONTINUEM FAZENDO ESTRAGOS NAS CÉDULAS.