Jorge Roriz – Jornalismo de Excelência

Battisti vai direto da Bolívia para a Itália

Confirmado: Battisti vai direto da Bolívia para a Itália

Battisti foi preso, no final dos anos 1970, por participar do grupo de extrema esquerda Proletários Armados para o Comunismo (PAC). Condenado a uma pena de treze anos por uma série de delitos políticos, como subversão, fugiu da cadeia e obteve asilo político na França, nos anos 1990. Contrariadas, as autoridades italianas decidiram acusá-lo pelo assassinato de quatro homens – três deles, ligados ao fascismo, durante os “Anos de Chumbo”. Aquele processo, baseado em uma delação em troca de benefícios, resultou na condenação do ativista a prisão perpétua.

Em 2004, após mudança de governo na França, Battisti mudou-se para o Brasil para não ser extraditado – ele é casado com uma brasileira. Cinco anos depois, o Ministério da Justiça reconheceu sua condição de refugiado político.

O STF condicionou a decisão da extradição à análise do então presidente da República. Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no último dia do segundo mandato, garantiu a permanência do ativista no Brasil. Em 2011, o Supremo Tribunal Federal (STF) validou a decisão de Lula, e o governo concedeu a ele visto de permanência no país.

a defesa entrou com um habeas corpus preventivo no STF para evitar a extradição – pretendida por Michel Temer (MDB). Em outubro de 2017, o ativista italiano foi detido em Corumbá (MS), próximo à fronteira com a Bolívia: foi preso por evasão de divisas, mas recebeu habeas corpus dias depois.

No final do ano passado, o ministro do STF Luiz Fux decidiu, de forma monocrática, pela prisão de Battisti. Após um mês foragido, com o decreto de extradição assinado por Temer, o escritor foi preso em Santa Cruz de La Sierra.

 

TEMER ASSINOU A EXTRADIÇÃO.
BOLSONARO PROMETIA EM CAMPANHA QUE ” NO PRIMEIRO DIA DA POSSE, ELE EXTRADITAVA BATTISTI”
MENTIRA. DECISÃO FOI TOMADA POR TEMER. A EXTRADIÇÃO DEPENDIA DO STF.
BATISTI FOGE PARA BOLÍVIA.
BOZO PREPARA AVIÃO PARA A PALHAÇADA (TRAZER AO BRASIL PARA DEPOIS ELE DIZER QUE DEPORTOU)
ITÁLIA NÃO ACEITOU A PALHAÇADA.
E VAI LEVAR BATISTI DIRETO PARA A ITÁLIA
O MINISTRO DA JUSTIÇA ITALIANA, CONFIRMOU QUE BATISTI VAI DIRETO PARA A ITÁLIA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.