Bolsonaro criou governo militar - São 6.157 ocupando cargos.

Bolsonaro criou governo militar - São 6.157 ocupando cargos.

A quantidade de militares da ativa e da reserva que ocupam cargos civis no governo federal mais do que dobrou nos dois primeiros anos da gestão de Jair Bolsonaro. É o que revela.

Segundo o jornal O Globo, um levantamento do Tribunal de Contas da União (TCU), concluído na tarde desta sexta-feira que existem 6.157 militares ocupando cargos no governo. Em 2018, havia 2.765 militares em cargos civis do governo federal. Em 2019, o número chegou a 3.515 cargos destinados a servidores oriundos da caserna. E em 2020, o total chegou a 6.157, um aumento de 122%.

Somente no  Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) 1.969 militares da reserva ocupam cargos que deveria ser de civis, através de concurso público. O governo diz que a ocupação é temporária, mas não tem prazo para saírem.

SÓ NO INSS SÃO 1.969 CARGOS “TEMPORÁRIOS”

.”Eles têm contratos “temporários”, ( SEM DATA PARA ACABAR) é justifica que é   para tentar reduzir a fila de processos de aposentadoria e outros benefícios à espera de uma deliberação do órgão. Antes de 2020, no período levado em conta para a comparação, não havia esse tipo de contrato destinado a militares da reserva.

Existe um déficit de mais de sete mil cargos no INSS, e o ministro Paulo Guedes não quer a realização de concursos e colocou de forma ilegal esses militares. SIM DE FORMA ILEGAL, porque órgãos com o INSS SÓ PODE CONTRATAR MEDIANTE CONCURSO PÚBLICO.

O governo não pretende criar um concurso público para o INSS e como a demissão de 1.969 funcionários de um vez, causaria um grande transtorno, eles continuam no INSS de forma indefinida.