O Brasil dedetizou as baratas vermelhas

CLAUDIO HUMBERTO ( DIÁRIO DO PODER)

PT VENCE UMA CAPITAL, VAI AO SEGUNDO TURNO NO RECIFE, MAS PERDEU 400 PREFEITURAS

PT VENCE SÓ NUMA CAPITAL E PERDE DOIS TERÇOS DAS PREFEITURAS

O PT elegeu apenas um terço das prefeituras que havia conquistado em 2012. Segundo resultados contabilizados até o momento, petistas se elegeram para prefeitura de apenas 235 das 5.470 municípios. Em 2012, o PT elegeu 630 prefeitos.
A derrota petista é registrada nas urnas apenas 33 dias depois de a ex-presidente Dilma Rousseff ter sido considerada culpada, em julgamento por crime de responsabilidade no Senado, tendo sido condenada a perder o mandado. O impeachment recebeu apoio majoritário das ruas e das pesquisas: mais de 70% dos brasileiros apoiaram a destituição da petista.

O PT de Lula e Dilma está, neste momento, vencendo a disputa em apenas uma capital nestas eleições: Rio Branco (AC). Marcus Alexandre, candidato do governador Tião Vianna (PT), deve vencer Eliane Sinhasique (PMDB) ainda no primeiro turno com mais de 54% dos votos.

No Recife, o petista João Paulo, que já foi prefeito, vai disputar o segundo turno contra Geraldo Júlio, candidato do PSB. Júlio não foi reeleito por 0,66% dos votos.

Em 2008, o PT elegeu prefeitos em seis capitais. Em 2012, o número caiu para quatro, apesar de ter conquistado São Paulo com Fernando Haddad. Este ano, o partido deve permanecer no comando de apenas uma capital brasileira.

Segundo levantamento da Globonews, o PT será apenas o décimo partido a mais eleger prefeitos em todo o Brasil este ano; devem ser cerca de 230 municípios vencidos em 2016 contra 630, em 2012. ( DÁRIO DO PODER)