Jorge Roriz – Jornalismo de Excelência

Brasil vence Espanha e leva medalha de ouro no futebol das Olimpíadas de Tóquio-2020

O Brasil conquistou a medalha de ouro no futebol masculino das Olimpíadas de Tóquio após vencer a Espanha por 2 a 1 neste sábado, no estádio Yokohama International. Os gols no tempo normal foram marcados por Matheus Cunha, no primeiro tempo, Oyarzabal na etapa final. Richarlison ainda desperdiçou um pênalti na etapa inicial. Na prorrogação, Malcom foi o herói do jogo.

A Seleção ganhou medalha na modalidade pela pela quarta vez consecutiva. Trata-se de uma marca histórica do futebol masculino em Olimpíada e que não era alcançada há quase 50 anos. A última seleção a conseguir quatro medalhas seguidas na modalidade foi a Hungria, nas edições de Roma-1960 (bronze), Tóquio-1964 (ouro), Cidade do México-1968 (ouro) e Munique-1972 (prata).

O jogo
No primeiro tempo, como era esperado, a Espanha tentou impor o seu jogo de posse de bola e marcação alta, algo que rendeu a primeira chance aos espanhóis, com Diego Carlos tirando em cima da linha aos 16 minutos. Logo depois, aos 18, o Brasil conseguiu sua primeira chance através de Douglas Luiz ao fazer a marcação pressão no campo do adversário e roubar a bola no ataque.

O Brasil definitivamente equilibrou o jogo com o bom chute de Richarlison por fora da rede após cruzamento de Arana aos 26. Aos 36 minutos, o árbitro foi ao VAR e avaliou como pênalti a saída agressiva do goleiro Unai Simón em Matheus Cunha. Richarlison bateu por cima do gol. O Brasil não se abalou e seguiu mais perigoso, conseguindo o gol em belo drible curto de Matheus Cunha depois de cruzamento de Daniel Alves. Golaço!