Jorge Roriz – Jornalismo de Excelência

Brasileiro é infectado por varíola dos macacos na Alemanha

O vírus da varíola dos macacos foi detectado na quinta (19) em um brasileiro de 26 anos, na Alemanha. A informação é da agência de notícias Deutsche Welle.

O rapaz chegou na Alemanha após viagem com origem em Portugal, passando pela Espanha. Ele estava há uma semana em Munique, no sul da Alemanha, e antes tinha passado por Düsseldorf e Frankfurt.

A varíola dos macacos é uma infecção semelhante e mais leve do que a varíola humana, erradicada na década de 1980. Ela foi identificada pela primeira vez na República Democrática do Congo.

Os principais sintomas causados pelo vírus são febre e dores na cabeça, músculos e costas, mas os mais perceptíveis são as erupções na pele, normalmente iniciadas no rosto. Em geral, trata-se de uma doença leve, mas há relatos de casos de maior gravidade.

O vírus é bastante comum em animais e pode ser transmitido para humanos, embora o contágio seja esporádico. A transmissão entre humanos é ainda mais rara, pois precisa ocorrer por contato de lesões, fluídos corporais, entre outros.