Busca do Google terá sua maior mudança em cinco anos com novo algoritmo

o Google anuncia nesta segunda-feira, 9, a implementação de uma nova inteligência artificial (IA) para auxiliar o seu motor de buscas. Segundo a gigante, o sistema traz a maior mudança em seus algoritmos de busca dos últimos cinco anos

Chamado de Bidirectional Encoder Representations from Transformers (Bert), o novo sistema é uma inteligência artificial que tenta entender melhor o significado das palavras e seu contexto dentro de uma frase. Isso é importante pois nem sempre os usuários formulam buscas já conhecidas pelo sistema da companhia – segundo a empresa, 15% das pesquisas feitas em um dia trazem alguma formulação inédita.

Até a implementação do Bert, o Google entendia cada palavra de maneira sequencial, como se fosse uma fila. Para buscas como ‘banco de praça’ e ‘conta no banco’, o sistema antigo ‘leria’ até a palavra final para retornar os melhores resultados. Além disso, a palavra ‘banco’ era entendida pelo sistema exatamente como a mesma coisa, mesmo tendo significados diferentes.

A análise será por compreensão de frases e não apenas de palavras.