Caminhão atropela e mata 12 na Alemanha; polícia fala em terrorismo

Pelo menos doze pessoas morreram e outras 48 ficaram feridas quando um caminhão entrou no meio de um mercado em Berlim, na Alemanha. O local abrigava uma feira de artigos especiais para o Natal.

Um porta-voz da polícia informou que uma pessoa foi presa perto do parque Tiergarten, suspeita de ser o motorista do caminhão, e que outra pessoa que estaria no caminhão morreu no local. A agência de notícias DPA afirma ter sido informada pela polícia que o caso está sendo tratado como um ataque.

O incidente evoca as memórias de um ataque semelhante que aconteceu em julho na França. À época, um homem nascido na Tunísia dirigiu um caminhão em direção ao público do dia que marcava o aniversário da Queda da Bastilha.

No caso francês, a polícia de Nantes abateu o terrorista quando ele ainda estava dentro do carro. Com isso, identificaram que se tratava de Mohamed Lahouaiej, que clamava ser do Estado Islâmico.

A polícia pede para que as pessoas não saiam de casa e nem criem boatos. O prefeito de Berlim, Michael Müller (SPD), afirmou que a situação está sob controle, mas que o momento é “dramático”.

De acordo com o portal SITE, que monitora atividades de extremistas na web, o grupo Estado Islâmico havia dado “instruções” para que os simpatizantes realizassem ataques em mercados de Natal. Confira o vídeo abaixo. ( yhaoo Notícias)