China identifica coronavírus em asa de frango brasileiro

A china informou que foi identificado coronavírus em assas de frangos exportados pelo Brasil. O frango brasileiro veio de um frigorífico do sul de Santa Catarina.

A amostra foi retirada da superfície do frango e foi analisada dentro de um programa rotineiro de testagem feita em carnes e frutos do mar comprados no exterior. O exame foi feito no distrito de Longgangdeu e deu positivo na terça-feira. O resultado foi confirmado num reexame feito pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças local.

Os chineses que compraram o lote do referidos frangos foram testados e o resultado deu negativo. De acordo com infectologista o cozimento dos alimentos mata o vírus. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o vírus é sensível às temperaturas normalmente utilizadas para cozimento dos alimentos (em torno de 70ºC).

o perigo está em se tocar em alimentos, embalagens,  ou objetos contaminados e sem lavar as mãos, colocar as mãos na boca ou no nariz.

o vírus permanece nos objetos por algumas horas dependendo dos objetos., fica mais ou menos tempo. Em papelão é 48h, em metais, 72 horas.

Segundo o infectologista e chefe do setor de segurança e saúde do paciente do Hospital Universitário de Juiz de Fora, Rodrigo Daniel de Souza

JORGE RORIZ