Comissão de Combate ao Tabagismo da AMB realiza evento online sobre o Dia Mundial Sem Tabaco

Evento online acontece no dia 29 de maio e trabalha a conscientização e alerta sobre os riscos do tabagismo

 Na próxima segunda-feira, 29, a Associação Médica Brasileira (AMB), por meio da sua Comissão de Combate ao Tabagismo, promove uma live em seu canal do Youtube dia 29 de maio, terça-feira, às 19h30, que irá discutir os efeitos dos produtos de tabaco fumado com destaque ao preocupante cenário do uso de dispositivos eletrônicos para fumar (DEF). O evento online é parte da campanha da AMB sobre o Dia Mundial Sem Tabaco, data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como forma de alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

 

O evento abordará o tabagismo a partir dos seguintes temas: a pandemia do tabagismo; Dia Mundial sem Tabaco: a importância da diversificação da cultura do tabaco para o controle do tabagismo no Brasil; e Dispositivos Eletrônicos para Fumar, tema muito sensível e de alto risco, já que os vapes ou pen drives, como são popularmente chamados, representam sério perigo de iniciação ao tabagismo e aumenta em três vezes o risco de experimentação de cigarro convencional, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

 

Conduzindo os debates, estarão na live membros da Comissão de Combate ao Tabagismo da AMB: Dr. Ricardo Henrique Meirelles, pneumologista e coordenador da comissão; Dra. Maria das Graças Rodrigues Oliveira, pneumologista pediátrica e sanitarista e Dra. Carolina Costa, psiquiatra da UFRJ, mestre em Psiquiatria pelo IPUB e membro da Comissão de Combate ao Tabagismo da AMB. A live será transmitida gratuitamente pelo canal do Youtube da Associação Médica Brasileira e não requer inscrição prévia.

 

“A OMS considera o tabagismo como a maior causa isolada evitável de mortes precoces em todo o mundo, representando um dos mais graves problemas de saúde pública dos tempos atuais. É considerado uma doença crônica devido à dependência da nicotina. Além de ser uma doença, o tabagismo tem relação direta com cerca de 50 doenças diferentes, ocasionando 8 milhões de mortes ao ano no mundo”, explica Dr. Ricadro. “O consumo de produtos derivados do tabaco não prejudica apenas a saúde das pessoas como também causa um enorme dano ao meio ambiente. Inclusive no cultivo, o tabaco prejudica, também, a saúde do agricultor e de suas famílias. Diante disso, a OMS definiu para o Dia Mundial Sem Tabaco, deste ano, o seguinte tema ‘Cultive alimentos, não tabaco’, colocando luz sobre a questão do tabagismo desde o cultivo”.

 

A AMB desde sua fundação tem trabalhado em conjunto com as Sociedades de Especialidade para conscientizar a população e aconselhar e guiar decisões judiciais regionais e federais, reforçando boas práticas, trabalhando redução de danos e compartilhando dicas de como vencer a dependência química que o tabaco gera.

 

Serviço:

Live Dia Mundial Sem Tabaco – Comissão de Combate ao Tabagismo da AMB

Data: 29 de maio de 2023

Horário: 19h30

Canal do Youtube da AMB: Link

JORGE RORIZ