Em uma bacia, coloque água pura. Em outra, água com bicarbonato de sódio – uma colher de sopa para cada litro. E em outra bacia, coloque água com vinagre – também uma colher de sopa para cada litro d’água. Está pronto o sistema doméstico de desintoxicação de salada.

É preciso fazer uma lavagem completa, começando com água, lavando com bicarbonato e depois com vinagre”, ensina o professor.

Mas não é tão rápido assim. Primeiro, são cinco minutos de lavagem na água, para retirar a sujeira visível. Depois, 40 minutos de tratamento na bacia com bicarbonato de sódio. É a lavagem mais importante: o bicarbonato remove 90% dos agrotóxicos. E atenção:

Não pode misturar bicarbonato com vinagre, porque reage e perde o efeito”, alerta o professor.

Por isso, mais cinco minutos na água, para remover o bicarbonato. Só depois, a verdura vai para a bacia com vinagre. São 40 minutos para eliminar o resto dos agrotóxicos

Vai demorar um pouco, mais ou menos uma hora e vinte. Tem que ter paciência. No final, a dona de casa vai ter um produto com maior probabilidade de não estar contaminado. Certeza, certeza, ninguém tem nunca”, constata o professor Mauro Velho.

 Fonte: globo reporter 11/07/2004

www.globo.com

JORGE RORIZ