Confira 5 títulos sobre saúde mental para lidar com as emoções

Psicóloga indica publicações que abordam diferentes transtornos da atualidade, como ansiedade, e trazem casos reais e orientações que podem facilitar o enfrentamento desses problemas
Os últimos dois anos foram desafiadores para a saúde mental: perda de pessoas próximas, isolamento social, crise econômica, novos hábitos, tudo isso foi um duro golpe para boa parte da população. Prova disso é que quase metade dos brasileiros — 49% – consideram os transtornos mentais um dos principais problemas de saúde no país, ficando atrás apenas do Coronavírus, segundo o levantamento ‘Monitor Global dos Serviços de Saúde’, realizado pela empresa de pesquisa Ipsos.
Mas apesar de temas como ansiedade e depressão terem maior visibilidade hoje em dia, ainda existem tabus que impedem as pessoas de falarem sobre seu estado emocional. Então, a psicóloga Milene Rosenthal, cofundadora da Telavita, clínica digital de saúde mental, sugere cinco obras que podem ser inspiradoras na hora de lidar com essas questões. Confira:
Mentes Ansiosas – Ana Beatriz Barbosa Silva – A psiquiatra e autora best-seller aborda as diferentes manifestações da ansiedade, inclusive suas versões adoecidas, como transtorno de estresse pós-traumático, transtorno de ansiedade generalizada e transtorno do pânico. Com uma linguagem objetiva e acessível, a autora analisa as causas desses quadros, seus desdobramentos e possíveis formas de lidar com eles.
Talvez você deva conversar com alguém: Uma terapeuta, o terapeuta dela e a vida de todos nós – Lori Gottlieb — A obra combina histórias vivenciadas por Lori como terapeuta e também como paciente de terapia, trazendo um relato afetuoso, leve e comovente sobre questões comuns a todas as pessoas e a capacidade que temos de mudar nossas próprias vidas.
Atenção Plena – Mark Williams – Esse livro e os áudios de meditação que o acompanham trazem uma série de práticas simples para expandir a consciência e quebrar ciclos de ansiedade, estresse, infelicidade e exaustão. Recomendado pelo Instituto Nacional de Excelência Clínica do Reino Unido, o método ajuda a trazer alegria e tranquilidade, facilitando o enfrentamento de desafios.
Permissão para sentir – Marc Brackett – Diretor-fundador do Centro de Inteligência Emocional de Yale, Marc Brackett criou um sistema que ajuda crianças e adultos a compreenderem suas emoções, sejam elas positivas ou negativas, e usá-las com sabedoria. O método já foi aplicado em milhares de escolas nos Estados Unidos, porque reduz o estresse e a sensação de esgotamento, melhorando o desempenho acadêmico e profissional e promovendo a saúde mental de adultos e crianças.
A linguagem das emoções – Paul Ekman – O consultor da série ‘Lie to me’ é um dos pioneiros no estudo das emoções e revela nesse livro a linguagem que está por trás das expressões faciais. A leitura da obra pode ajudar no desenvolvimento do autocontrole emocional e a melhorar as relações interpessoais, além de trazer conhecimento para que possamos entender melhor as pessoas ao nosso redor.
Sobre a Telavita

A Telavita é pioneira na área de psicoterapia online e conecta psicólogos e pacientes por meio de uma tecnologia ágil e segura. Com foco em atendimento corporativo, a clínica digital tem parceria com os principais planos de saúde e desenvolveu soluções customizadas para atendimento executivo. Sua missão é aliar especialistas em saúde e inovação tecnológica e transformar o acesso à saúde no Brasil. A consistência e paixão pelo que fazem levou ao reconhecimento de 2ª startup mais inovadora da América Latina no G-Start Up Worldwide, em 2017. Em 2020, venceu o Startup Battle, do Google for Startups Accelerator.