Jorge Roriz – Jornalismo de Excelência

Covid- 19 – Aplicação da 3ª dose no Brasil começa em 15 de setembro

Aplicação da 3ª dose começará em 15 de setembro no Brasil

Brasileiros idosos – acima dos 60 anos – voltaram a ser maioria entre os mortos por covid-19 no país. Além disso, internações de idosos em UTI também reverteram tendência de queda nos últimos 6 meses, e subiram para 42,1% em julho.

As explicações são uma possível perda de efetividade das vacinas aplicadas há mais tempo e a chegada da variante delta ao Brasil, que é mais transmissível que outras cepas.

Diante disso, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga anunciou o inicio da aplicação da terceira dose no Brasil, para idosos.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou que a partir de 15 de setembro começará a ser aplicada a terceira dose da vacina contra o coronavírus. O público-alvo será idosos acima  de  70  anos e pessoas imunossuprimidas, como aqueles que realizaram transplantes recentemente ou com câncer.

O anúncio foi feito após uma reunião entre o ministro e técnicos da área e com representantes da Opas (Organização Pan-Americana de Saúde) nesta terça-feira (24).

A terceira dose será aplicada com vacina da Pfizer, independente da marca das vacinas da primeira e segunda dose. E para ter direito a pessoa terá que ter no mínimo seis meses que tomou a segunda dose.

Jorge Roriz