Jorge Roriz – Jornalismo de Excelência

CPI da Covid convocará Fábio Wajngarten, Ernesto Araújo e Dimas Covas

Nesta quarta- feira (05/05), a CPI da Covid aprovou requerimentos que convocam os ex-ministros do governo Bolsonaro Ernesto Araújo (Relações Exteriores) e Fábio Wajngarten (secretário de Comunicação), além de Dimas Covas (diretor do Instituto Butantan) e representantes de farmacêuticas para prestar depoimentos.

Os depoimentos serão realizados  na próxima semana.

Nesta quarta- feira, o ex- ministro Nelson Teich prestou seu depoimento e respondeu perguntas dos senadores. Teich  afirmou que pediu  demissão do cargo por que sentiu que não possuía autonomia e não concordava com a orientação do Presidente Bolsonaro de expandir o uso de hidroxicloroquina para prevenção e tratamento de Covid.

Ele afirmou: “Eu percebi, ao longo daquele período – e eu não precisava de um período longo para perceber isso –, que eu não teria a autonomia necessária para conduzir (o ministério), como eu acreditava que fosse a forma mais correta”, disse o ex-titular da Saúde. “Essa falta de autonomia ficou mais evidente em relação às divergências com o governo quanto à eficácia e extensão do uso do medicamento cloroquina”.