CPI da Covid – Francieli Fantinato diz que Coronel Elcio pediu para retirar presidiários do PNI

A ex-coordenadora do Programa Nacional de Imunizações, Francieli Fantinato, afirmou nesta quinta à CPI.
que não teve recursos para fazer a campanha de vacinação contra a Covid. Disse que para um programa de vacinação dar certo, é fundamental ter vacinas e ter uma campanha publicitária agressiva com uma orientação para a população.

Concursada no Ministério da Saúde, Fantinato pediu para deixar a direção do PNI no fim de junho devido a interferências políticas e foi exonerada do cargo nesta quarta-feira.

Ela afirmou que o ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde, coronel Élcio Franco, pediu para que as pessoas privadas de liberdade fossem retiradas dos grupos prioritários do Plano Nacional de Imunização.  PNI

Francieli destacou que a pressão de diversos grupos políticos atrapalhou a vacinação no país. Os parlamentares revogaram a condição de investigada da depoente e restabeleceram seus sigilos telemático e bancário.

Ela também disse  que o , coronel Élcio Franco, em dezembro de 2020 afirmou  “não dá para colocar todos os ovos na mesma cesta” ao sugerir que o Brasil aderisse ao Covax facility com a cobertura mínima, que garantiria doses para vacinar 10% da população em vez de 50%.

JORGE RORIZ