Jorge Roriz – Jornalismo de Excelência

CRM – SC EMITE NOTA SOBRE OS PROCEDIMENTOS DOS PORTADORES DE COVID

O aumento de casos de covid-19 em Santa Catarina está acompanhado pela prevalência de novas variantes do vírus.

As manifestações iniciais podem ser mais silenciosas, sendo infrequente a presença de febre, tosse, perda de olfato e paladar nos primeiros dias de doença. É importante redobrar a atenção aos sintomas como dores nos membros inferiores, coriza, dor de cabeça, mal-estar, dor de garganta.

O correto reconhecimento dos sintomas iniciais é fundamental para que as pessoas possam procurar assistência e se manter isoladas, reduzindo assim o contágio da doença e seu agravamento. Em outras palavras, ao perceber dois ou mais dos sintomas descritos, alerte seus contatos recentes, procure assistência médica e se isole.

Embora não haja consenso sobre o uso de medicamentos no enfrentamento da Covid-19, sabe-se que o uso de corticoesteroides (prednisona, prendisolona, dexametasona, entre outros) deve ser reservado à fase inflamatória da doença, o que raramente acontece antes do 5º dia dos sintomas. O uso de corticoides na fase inicial pode piorar a evolução da doença.

Do mesmo modo, é importantíssimo o monitoramento em pacientes que evoluam com mais de 5 dias de sintomas, para a correta identificação do possível quadro trombo-inflamatório. Nesta fase, o uso de medicamentos com ação anti-inflamatória pode auxiliar no controle da doença e evitar seu agravamento.