Jorge Roriz – Jornalismo de Excelência

Ditador Bolsonaro – Ele marcou um desfile de tanques de guerra no dia da votação do voto impresso

A Operação Formosa ocorre todo ano. Mas é a primeira vez que anunciam que os blindados vão passar pelo centro de Brasília, assim como seguir até a Esplanada para entregar convites ao presidente e ministro. A Marinha não informou o contingente que deve ir até o Planalto.

Na próxima terça-feira (10), dia marcado para a votação da PEC do voto impresso no Congresso, o presidente Jair Bolsonaro planeja um desfile de veículos blindados, incluindo tanques de guerra e lança-mísseis, pela Esplanada dos Ministérios.

O comandante do comboio desembarcará em frente ao Palácio do Planalto para protagonizar uma cerimônia de entrega ao presidente do convite para presenciar a Operação Formosa.

Maior treinamento militar da Marinha no Planalto Central, a operação está marcada para a semana que vem e terá veículos anfíbios, aeronaves, carros de combate, veículos de artilharia e lançadores de foguetes. Além da participação de 2.500 militares, pela primeira vez na história, o treinamento terá a presença do Exército e da Aeronáutica.

Observadores da política veem no desfile uma tentativa de Bolsonaro de demonstrar força.

Entre os 24 partidos, 15 votariam contra a Proposta de Emenda à Constituição, que deve ser pautada até quarta-feira (11).

“Amanhã de manhã, dia marcado para a votação da PEC do voto impresso no Congresso, um comboio de veículos blindados, incluindo tanques de guerra e lança-mísseis, percorrerá a Esplanada dos Ministérios e estacionará em frente ao Palácio do Planalto (uol) Noblat

“país está sob AMEAÇA! Bolsonaro organiza ato para tentar intimidar a Câmara dos Deputados amanhã. Chegou a hora de mostrar que na democracia a força vem do voto e não dos tanques! Vamos derrotar Bolsonaro mais uma vez pra lembrá-lo que o poder emana do povo e não das armas.”
Alessandro Molon.

“Bolsonaro pretende carnavalizar as Forças Armadas, promovendo uma micareta verde-oliva na Esplanada enquanto o Congresso analisa o voto impresso. O“tanquetasso” entrará de vez para o anedotário nacional e será alvo de esquetes e piadas. Bolsonaro usa nossas FFAA sem respeitá-la.” Roberto Freire,

A Operação Formosa, , envolverá mais de 2,5 mil militares, da Marinha, do Exército e da Força Aérea, que simularão uma operação anfíbia, considerada a mais complexa das ações militares, empregando mais de 150 diferentes meios, entre aeronaves, carros de combate, veículos blindados e anfíbios, de artilharia e lançadores de mísseis e foguetes. Foram transportadas 1,5 mil toneladas de equipamentos do Rio de Janeiro para Brasília, num deslocamento de mais de 1.400 km.