Divulgado os nomes dos ganhadores do Prêmio Nobel de Medicina

Cientistas que desvendaram sensação de temperatura e toque no corpo ganham Nobel de Medicina de 2021

A láurea em Medicina foi a primeira a ser concedida na sequência deste ano do Nobel. A partir de amanhã, terça-feira (5), os anúncios continuam diariamente até segunda-feira (12) com as categorias de Física, Química, Literatura, Paz e Economia.

O Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia de 2021 tem como ganhadores o americano David Julius e para o libanês Ardem Patapoutian por suas descobertas que explicaram as sensações de temperatura e toque no organismo.

Para encontrar o receptor de calor em neurônios, Julius usou a capsaicina, a substância presente em pimentas que causa a sensação de ardência

a picância era provocada quando essa molécula se conectava a uma outra que fica na superfície dessas células nervosas, batizada com a sigla TPRV1. Essa conexão desencadeava a sensação de queimadura e dor.

Julius e Patapoutian usaram o mentol, substância ativa da menta e do hortelã, para descobrir o TPRM8, o recepetor celular que é responsável por captar e transmitir a sensação de frio. O americano publicou seus primeiros trabalhos sobre o tema na década de 1990, como professor da Universidade da Califórnia em San Francisco. Patapoutian anunciou suas primeiras descobertas na mesma época, quando trabalhava no Instituto Scripps, de La Jolla, também na Califórnia.

JR

Optimized with PageSpeed Ninja