Jorge Roriz – Jornalismo de Excelência

“EUA oferece muito mais que a China para o futuro do Brasil’

Thomas Shannon, que foi embaixador dos Estados Unidos no Brasil, deu uma entrevista à Folha de S. Paulo sobre o encontro de Jair Bolsonaro com John Bolton, na semana que vem:

“O presidente Trump e o presidente eleito deram um tom muito positivo a suas primeiras comunicações e têm se empenhado bastante, o que é muito importante. Parece haver um alinhamento de interesses entre os dois e o assessor de segurança nacional irá ao Brasil para dar início a uma conversa mais ampla com Bolsonaro e sua equipe

“Sabemos que o comércio com a China tem sido importante para o Brasil e outros de nossos parceiros tradicionais na América do Sul. Mas os EUA ainda são o principal parceiro comercial do Brasil em produtos com alto valor agregado, o comércio entre Brasil e EUA está muito mais no século 21, porque se concentra em produtos industrializados, conexão de cadeias de valor, e traz enormes benefícios. Acredito que o presidente eleito e sua equipe entendem que, ainda que seja importante vender commodities para a China, o tipo de relação econômica que o país tem com os EUA oferece muito mais para o futuro do Brasil.”

Atualmente a China é o maior parceiro comercial do Brasil. China está em primeiro lugar entre os países que compram produtos brasileiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.