EUA reconhecem Jerusalém como a capital de Israel e transferem embaixada

O presidente dos EUA. Donald Trump, na tarde desta quarta-feira (06/12) reconheceu a cidade de Jerusalém como a capital de Israel.
“Em 1995, o Congresso aprovou uma lei que determina que a embaixada seja transferida para Jerusalém, mas em 20 anos todos os presidentes se negaram a cumprir essa medida”, disse Trump , ao exaltar o fato de ser o primeiro presidente a cumprir uma promessa relativamente comum em campanhas eleitorais, mas até então nunca cumpridas.
Segundo o presidente, seus antecessores acreditavam que não reconhecer Jerusalém como a capital de Israel contribui para a causa da paz. “Enquanto meus antecessores fizeram essa promessa na campanha e não a cumpriram eu estou cumprindo a minha”, acrescentou.
Tanto os israelenses quanto os palestinos querem que Jerusalém seja a capital de seu Estado independente e o status da cidade é indefinido desde os acordos de Oslo, em 1992.

A decisão enfrenta oposição de todos os países do Oriente Médio, com exceção de Israel, e de aliados tradicionais dos EUA na Europa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

JORGE RORIZ