Fazendo as reformas, PIB do Brasil pode chegar a mais de 3% em 2019

Especialistas ouvidos pelo jornal O Estado de São Paulo, afirmam que se o eleito presidente, Jair Bolsonaro, fizer a reforma da previdência e as privatizações, o PIB do Brasil em 2018. pode ultrapassar 3%.

A dúvida é: Será que Bolsonaro fará uma reforma da previdência ampla? Ele consegue aprovar seus projetos ( em destaque para as privatizações) ? Está é a dúvida.

As bases da possibilidade de uma economia forte foram criadas por Michel Temer, mas Bolsoanro e sua equipe poderão levar a fama.

“O grande calcanhar de Aquiles do Bolsonaro é a reforma da Previdência. Se ele conseguir passar uma reforma ampla e continuar as micro reformas encaminhadas pelo governo Temer, teríamos chance de um crescimento forte ano que vem, acima de 3%”, afirma o economista-chefe da MB Associados, Sérgio Vale. Por enquanto, ele trabalha com uma previsão de crescimento de 2,2%. A projeção incorpora a incerteza em relação à reforma da Previdência.

Para esses resultados promissores, não basta apenas as privatizações e a Reforma da Previdência é preciso que o eleito presidente Jair Bolsonaro e sua equipe, deixe a briga ideológica de lado e mantenha boas relações com a China, Venezuela, Alemanha e se mantenha no Mercusul.

Mas  com base nas suas declarações esse não parece ser o caminho de Bolsonaro.

Se o Temer tivesse sido eleito,  as possibilidades seriam maiores. O presidente precisa ter uma boa articulação política no Congresso e moderar suas declarações e a de seus auxiliares sem ofender os países parceiros do Brasil.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial