General alerta: “para mim isso já é uma guerra”

EM UMA PALESTRA, FALANDO SOBRE O PROBLEMAS DE NOSSAS FRONTEIRAS, O GENERAL DO EXÉRCITO,  THEOPHILO GASPAR DE OLIVEIRA,  AFIRMOU:

“A Colômbia está usando o desfolhante “agente laranja” para acabar com plantações de coca, mas está poluindo gravemente o rio Solimões”

“Não temos tecnologia. As naves pequenas, de voo baixo, não são captadas pelos radares do Sipam/Sivam e Cindacta. Precisamos de radares que alcancem essas aeronaves”, exemplificou.

“Para mim, isso já é uma guerra. Não é mais um delito, é uma guerra”

“A Colômbia está usando o desfolhante “agente laranja” para acabar com plantações de coca, mas está poluindo gravemente o rio Solimões”, revelou o general, acrescentando que a guerrilha Sendero Luminoso está voltando à ação com força total, desta vez associado ao narcotráfico. “Para mim, isso já é uma guerra. Não é mais um delito, é uma guerra”, disse o comandante.

Mas como vamos fiscalizar tudo isso? Precisamos de recursos para investir em tecnologia e pesquisa. O Exército não poderia sofrer nenhum corte de orçamento, sob risco de ficar até sem combustível para voadeiras e hoje já estamos sofrendo cortes”, disse o palestrante. “Estamos perdendo pouco a pouco a soberania do nosso país”, resumiu.

Trecho de uma Palestra do comandante do Comando Militar da Amazônia (CMA), general de Exército Theophilo Gaspar de Oliveira. realizada na sede da unidade militar, na zona Oeste de Manaus.

JORGE RORIZ