Governador da Geórgia certifica vitória de Joe Biden

O governador republicano (partido de Trump) da Geórgia, Brian Kemp, assinou na sexta-feira a papelada que concede oficialmente os 16 votos eleitorais do estado ao presidente eleito Joe Biden.

“O governador formalizou a certificação entregue ao nosso escritório pelo secretário de Estado – conforme exigido pela lei estadual”, disse o porta-voz de Kemp, Tate Mitchell, à CNN por e-mail.

A certificação é um grande golpe para os esforços longínquos do presidente Donald Trump para anular o resultado da eleição na Geórgia, e quase sela a vitória frágil de Biden no estado.

A lei estadual exigia que Kemp concedesse os votos eleitorais da Geórgia ao vencedor certificado da eleição presidencial. Um juiz federal rejeitou na quinta-feira uma ação judicial de última hora que tentava bloquear a certificação , e a vitória de Biden foi certificada na tarde de sexta-feira pelo secretário de Estado da Geórgia, Brad Raffensperger.

“A lei estadual agora exige que o gabinete do governador formalize a certificação, o que abre caminho para a campanha de Trump para buscar outras opções legais e uma recontagem separada, se assim o desejarem”, disse Kemp, acrescentando posteriormente: “Como governador, tenho uma responsabilidade solene para seguir a lei, e é isso que farei. ”

Fonte:  CNN