Jorge Roriz – Jornalismo de Excelência

Humorista Paulo Ricardo esta em estado irreversível

O humorista, Paulo Ricardo está internado desde o dia 13 de março em decorrência de complicações da covid-19, ontem (03/05) ele teve uma piora em seu estado clínico.

boletim médico sobre o estado dele, divulgado na segunda- feira (03/05), informou:

“Ontem à tarde, após redução dos sedativos e do bloqueador neuromuscular, o paciente acordou e interagiu bem com a equipe profissional e com o seu marido. À noite, subitamente, houve piora acentuada do nível de consciência e dos sinais vitais, quando novos exames demonstraram ter havido embolia gasosa disseminada, incluindo o sistema nervoso central, em decorrência de uma fístula bronquíolo-venosa. Infelizmente, a situação clínica atual é instável e de extrema gravidade”, diz o texto.

Boletim desta terça- feira (04/05)

De acordo com a nota divulgada pela equipe de Paulo, “apesar da irreversibilidade do quadro, o paciente ainda se encontra com sinais vitais presentes”. O ator está internado há cerca de 50 dias. Ele apresentou leve melhora no quadro, mas piorou e foi intubado no dia 22 de março.

O que é embolia pulmonar?

A embolia pulmonar também é conhecida por “infarto pulmonar”, pois, como a doença que afeta o coração, é ocasionada por uma obstrução dos vasos sanguíneos. No caso da embolia, a circulação sanguínea é prejudicada pelo acúmulo de coágulos de sangue em veias e artérias.

O tratamento para a embolia é medicamentoso, basicamente com o uso de anticoagulantes e fisioterapia e pode ser casada por grande período de inatividade e, ainda, distúrbios de coagulação sanguínea e trauma pulmonar por ventilação mecânica

Estando a pessoa consciente, os sintomas de embolia pulmonar são dor súbita na região do peito, falta de ar e dificuldade para respirar.

Embolia gasosa:

A embolia gasosa pode apresentar-se nos condutos arteriais, situação em que o gás obstrui o fluxo sanguíneo em nível arteriolar, culminando em evento is-quêmico, ou venosos, onde o gás obstrui a circulação pulmonar.