EUA – Impeachment de Trump é aprovado na Câmara

A Câmara dos Deputados dos EUA aprovou o segundo processo de impeachment do presidente dos EUA, Donald Trump. o  processo agora vai ao senado. Placar final foi de 231 votos a favor e 197 contra; 10 republicanos votaram a favor e cinco não votaram. Ele é  acusado de”incitar a insurreição”, ao pedir nas Redes sociais que seus seguidores invadissem o Congresso. A ação teve causou a morte de 05 pessoas. Trump repete que sua derrota nas eleições foi fruto de fraude eleitoral, mas não apresenta  provas.

O Voto de Minerva vai para o Senado. O mandato de Trump se encerra em 20/01. Com a confirmação do impeacment pelo Senado americano, Trump perderá seus direitos políticos e ficará impossibilitado de ser candidato em 2024, como ele tinha anunciado.

O processo agora segue mais uma vez para julgamento no Senado, mas o momento ainda é incerto porque a Casa ainda está em recesso. O gabinete de Mitch McConnell, líder da maioria republicana, notificou os democratas de que ele não concorda com seu pedido de usar poderes de emergência para convocar os senadores de volta à sessão antes de terça-feira, 19.

Isso significa que um julgamento para a destituição de Trump provavelmente não terá início até a véspera da posse de Joe Biden, no dia 20.

O  Impeachment e a perda dos  direitos políticos de Trump pode ocorrer, após a posse de Joe Biden.

A presidente da Câmara, Nancy Pelosi, da Califórnia, implorou aos colegas de ambas as partes a aprovarem o impeachment. “(Precisamos de) um remédio constitucional que garantirá que a república estará a salvo deste homem que está tão resolutamente determinado a destruir as coisas que amamos e isso nos mantém juntos.”

“Ele deve sair. Ele é um perigo claro e presente para a nação que todos nós amamos ”, disse ela, acrescentando mais tarde:“ Não me dá prazer em dizer isso – parte meu coração”.

JORGE RORIZ