IRÃ LANÇA MÍSSEIS EM BASES DOS EUA NO IRAQUE

Mais de 30 mísseis iranianos atingiram a base aérea de Al Asad, utilizada pelos Estados Unidos no Iraque
Comunicado oficial da Guarda Revolucionária Iraniana: “Os corajosos soldados do IRGC unidos lançaram um ataque com dezenas de mísseis contra a base militar de Al Asad em nome do mártir general Qasem Soleimani”

Segundo essas fontes, os ataques ocorreram a múltiplas localidades, incluindo a base de Ain al Assad, no oeste do Iraque.

A TV iraniana afirmou que “dezenas de foguetes” iranianos foram disparados em resposta ao assassinato do general Qassim Suleimani em Bagdá em uma operação americana na sexta-feira. Desde então, o Irã tem ameaçado dar uma resposta à morte de seu general.

O barril do petróleo WTI disparou em meio ao aumento da tensão no Golfo Pérsico na noite desta terça, 7, após o Irã disparar mísseis balísticos contra – ao menos – duas bases com soldados americanos no Iraque. Às 20h45 (no horário de Brasília), o WTI para fevereiro subia 4,27%, para US$ 65,38 por barril.

Segundo o Pentágono, o Irã disparou mais de uma dezena de mísseis. “Está claro agora que esses mísseis foram lançados do Irã e tinham como alvo ao menos duas bases militares iraquianas que abrigam soldados dos EUA e aliados em Al-Assad e Irbil”, informou o assistente do secretário de Defesa Jonathan Hoffman, em comunicado. “Estamos trabalhando para avaliar os danos iniciais.”

As bases, segundo Hoffman, têm estado em alerta máximo diante das indicações de que o regime iraniano estava planejando ataques contra forças e interesses americanos na região.

“Ao avaliarmos a situação e nossa resposta, tomaremos todas as medidas necessárias para proteger e defender o pessoal, os parceiros e os aliados dos EUA na região.”

Deixar uma resposta